Biodigestor produz eletricidade a partir de dejetos humanos no Haiti

Um bairro pobre da capital do Haiti, Porto Príncipe, é cenário do novo projecto-piloto que irá proporcionar novas fontes de energia e melhorar o saneamento básico nas ruas. O projecto começa com alguns banheiros públicos, onde pelo preço de cerca de um centavo de dólar os residentes têm a oportunidade de usar o banheiro.

Com a capacidade de atingir mil usuários por dia, o projecto espera melhorar o saneamento, mas o real benefício é um subproduto produzido no pátio exterior.

Engenheiros do Viva Rio, a ONG brasileira que executa o projecto, construíram um grande tanque de reacção subterrâneo chamado biodigestor. Dentro dele existem bactérias que transformam dejectos humanos em gás metano, um biocombustível que pode ser usado como poderosa fonte de energia e practicamente sem custo.

Valmir Fachini, coordenador do projecto do Viva Rio eplica como biodigestor funciona. "É simples, os dejectos vêm dos banheiros e são despejados no tanque de reacção. Isso inicia o processo de fermentação, a produção de biogás. O gás atravessa uma coluna de água e vai descansar no topo do tanque. Este biogás pode ser utilizado para cozinhar e para a electricidade".

comunidadesegura.org»