Soja, usada para biodiesel no Brasil, está na lista dos 20 maiores desmatadores

O último dia do 3º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, que acontece em Cuiabá (MT), iniciou com uma discussão bastante calorosa em relação à produção de energia.

A pesquisadora Verena Blass, ressaltou que soja é a principal base para a produção de biodiesel no Brasil, e na lista dos 20 maiores desmatadores do Cerrado, aparecem 15 usinas produtoras deste combustível. Outro ponto crítico ressaltado por Verena é a mão de obra escrava e infantil. Entre os anos de 2004 e 2009, foram registrados 41 casos de trabalho escravo nas unidades produtoras de soja.

Os demais óleos vegetais utilizados na produção do combustível como dendê, mamona e girassol são nobres, tendo alto preço. O dendê, apesar de ter a maior produtividade, consume muita água e demanda muito adubo químico, além de ser uma espécie exótica cultivada como monocultura na Amazônia, o bioma mais sensível do Brasil.

A pesquisadora falou também sobre o sebo bovino, a segunda matéria-prima mais utilizada na produção de biodiesel no país. A pecuária foi a responsável por 69% do desmatamento da Amazônia entre os anos de 1997 e 2006, além de ser a produção em que acontece a maior concentração de trabalho escravo no país.

ecoagencia.com.br»