Estado financia 25% da maior fábrica de biodiesel

É um projecto que nasceu em 2006, quando a escalada do preço do petróleo e a necessidade de controlar as emissões de CO2 colocaram o biodiesel no mapa das prioridades da Europa e de Portugal. Mas só agora deverá sair do papel.

O investimento da Greencyber ultrapassa os 92 milhões de euros e o contrato com o Estado foi assinado em Março deste ano, depois de ter sido considerado um projecto de "grande relevância para a economia nacional" pelo governo. A classificação valeu-lhe um incentivo público do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) de 23 milhões de euros, 25% do valor total.

Aquela que promete ser a maior fábrica de biodiesel do país, com uma capacidade 250 mil toneladas/ano, vai nascer em Sines. A construção deve arrancar este ano para o início da produção em 2012. O objectivo é exportar 75% da produção e responder à procura nacional que resulta do aumento para 10% da quota de incorporação nacional de biodiesel, disse ao i um dos promotores do projecto, Pedro Sampaio Nunes.

ionline.pt»