Oferta de biodiesel deve crescer 27,2% até 2017 no Brasil

A produção de biodiesel deve aumentar 27,2% nos próximos sete anos, segundo projeção do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgada nesta quarta-feira (26). No ano passado, o Brasil fabricou 10,9 milhões de litros do combustível e deve atingir a marca de 13,97 milhões em 2017.

As maiores produtoras de biodiesel do país são o Centro-Oeste e o Sul, que juntas responderam por 71% do total de litros fabricados em 2009. As regiões Norte e Nordeste produziram 11% e o restante, 18%, foram fabricadas pela região Sudeste.

Segundo o estudo do Ipea, “o Centro-Oeste, além de ter a maior capacidade instalada de processamento industrial – na ordem de 1,3 bilhão de litros/ano – é também a maior exportadora da soja para ser processada no Sul, Sudeste e Nordeste”.

O investimento no biodiesel se explica, segundo o órgão, como uma oportunidade de desenvolvimento econômico e consequente criação de empregos. Além da possibilidade de se tornar um negócio lucrativo, “há o apelo dos problemas ambientais e das mudanças climáticas”.

A legislação brasileira prevê que, entre 2008 e 2012, sejam adicionados 3% do biocombustível no diesel. Em 2009, contudo, já havia produto suficiente para misturar 4%.

noticias.r7.com»