Petrobras acelera avanço em biocombustíveis no Brasil

A Petrobras Biocombustível (PBio) está pronta para ampliar sua presença nos mercados de etanol e de biodiesel no país. A empresa decidiu acelerar a compra de participação em novas usinas de etanol e elevar aportes em unidades próprias de biodiesel, informou o presidente do conselho de administração da PBio, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, ao Valor.

A empresa prevê ocupar uma fatia de 20% do mercado de etanol por meio de participação acionária e liderar em biodiesel com 25% da produção nacional. "Vamos avançar rápido e comprar participação em outras empresas de etanol. Vamos comprar 49% das ações e fazer a gestão compartilhada", afirmou Cassel.

O planejamento da PBio inclui gerir as áreas de finanças, administração ou logística das novas aquisições para "dominar e apropriar-se da tecnologia" desenvolvida pelas parceiras. "É um setor de alta complexidade para nós. Mas já somos uma empresona do setor, estamos grandes em etanol e biodiesel e já mudamos esses mercados", disse. "Vamos trabalhar no vermelho por três a cinco anos, mas depois disso teremos um lucrinho".

tosabendo.com»