Diesel de cana-de-açúcar será vendido a partir de 2011

O Brasil passará a comercializar diesel produzido a partir de cana-de-açúcar, em 2011, informou hoje, quarta-feira, a produtora norte-americana Amyris, após a inauguração de uma fábrica, em São Paulo.

A produção pioneira da nova fábrica começou a ser utilizada em carácter experimental em autocarros públicos que circulam na maior cidade brasileira.

A nova tecnologia para biocombustíveis de segunda geração utiliza micro-organismos para transformar o sumo extraído da cana num diesel similar ao combustível fóssil, que será distribuído em todo o país pela estatal Petrobras.

Os testes têm como objectivo comprovar o desempenho dos motores da alemã Mercedes-Benz, maior fabricante de camiões e autocarros da América Latina.

Os autocarros utilizados nos testes vão circular com uma mistura de 10 porcento de diesel renovável da Amyris e 90 porcento de diesel comercial.

O desempenho dos motores será comparado posteriormente com outros autocarros que utilizam somente com diesel comercial, salientou a empresa norte-americana.

portalangop.co.ao»