Procana apoia a produção de biocombustíveis

O director dos serviços sociais do projecto Aldeia Nova na Cela, província do Kwanza-Sul, Paulo Barros Feio, disse ontem, no Wako Kungo, que a plantação de cana-de-açúcar na Kibala vai contribuir para a produção de biodiesel e de fertilizantes para a correcção dos solos.

O responsável disse ser um grande projecto, pois os viveiros existentes no aldeamento 12 na Cela possuem bons níveis de sacarose, o que nos faz crer que além do açúcar produziremos energia e os fertilizantes com o uso dos derivados da cana”.

Denominado Procana, neste momento decorrem trabalhos de desmatamento dos solos na comuna do Lonhé (Kibala) onde será implantado o projecto.

Lançado no ano passado, o Procana é um projecto da Aldeia Nova com um plano para a plantação de cana-de-açúcar numa extensão de 44 mil hectares.

Numa primeira fase prevê-se a plantação numa área de 25 mil hectares para uma produção de 120 toneladas por hectare de matéria-prima, sendo nesta empreitada usada variedades provenientes das repúblicas da Índia e Uganda.

O projecto, que vai gerar 10 mil empregos, começou as pesquisas em finais de 2006 com a selecção de uma área de 106 hectares, no município da Cela.

bio-diesel.blogs.sapo.pt»