Incentivos ao biodiesel no Brasil não melhoram indicadores ambientais em determinadas regiões

A implantação do Selo Combustível Social do Programa Nacional de Produção de Biodiesel (PNPB) chegou a melhorar os indicadores sociais e econômicos de agricultores em determinadas regiões do Brasil, mas os indicadores ambientais ainda não mudaram muito. A conclusão foi feita após pesquisa de campo que questionou 60 agricultores de dois polos de produção de matérias-primas do biodiesel.

Responsável pela pesquisa, que constituiu seu pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), Flavia Trentini analisou se os indicadores que definem, pelas cláusulas do PNPB, a sustentabilidade de uma região haviam sofrido modificações após a implantação de culturas voltadas para a produção de biodiesel.

“Foi possível concluir, após a pesquisa de campo, que as novas culturas melhoraram as questões econômicas e sociais dessas regiões, mas os indicadores ambientais quase não se alteraram desde então. Os agricultores não mudaram suas práticas ambientais por plantar as oleaginosas”, afirma Trentini. Segundo ela, falta ainda assistência e instruções mais pontuais no campo, que deveriam ser oferecidas pelo próprio MDA ou pelas empresas que compram sua matéria-prima dessas famílias.

revistagloborural.globo.com»