Oliveira do Hospital quer ser referência nos biocombustíveis

Com um orçamento de 4,2 milhões de euros, distribuídos ao longo dos próximos dois anos, o projecto pioneiro “bioREFINA-Ter” ambiciona pôr Oliveira do Hospital no mapa das renováveis. O objectivo é tornar o concelho energicamente auto-sustentável, através da aposta em I&Di (Investigação, Desenvolvimento e Inovação) aplicada à conversão dos resíduos da exploração florestal e agrícola da região em biocombustíveis.

A iniciativa foi apresentada esta semana pela Plataforma de Desenvolvimento da Região do Interior e Beiras (PDRIC) e conta já com o envolvimento de 17 entidades de investigação e três parceiros empresariais: a Sonae Indústria, a Galp Energia e a espanhola Aurantia.

O protocolo de colaboração vai permitir a realização de estudos sobre o aproveitamento destes recursos endógenos e prevê-se que, num horizonte até 2020, Oliveira do Hospital passe a ter uma biorefinaria de segunda geração. O projecto conta com um apoio financeiro de 500 mil euros, provenientes do Fundo Florestal Permanente.

ambienteonline.pt»