Valnor anuncia investimentos no distrito de Castelo Branco

Valnor, empresa responsável pela recolha, triagem, valorização e tratamento de resíduos sólidos de seis concelhos do distrito de Castelo Branco, vai investir cerca de 13 milhões de euros até ao final de 2012, disse o administrador Pinto Rodrigues. Os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila Velha de Ródão estão entre os 25 municípios nos quais a Valnor presta serviço. Pinto Rodrigues disse à agência Lusa que uma «central de trituração, que deverá estar concluída dentro de meio ano, vai possibilitar fornecer às cimenteiras e às siderurgias compostos energéticos para o seu funcionamento».

Aquele responsável sublinhou que «a Valnor já transforma o lixo em composto orgânico, testado em laboratório, para utilização na agricultura, e encaminha os plásticos, os diferentes tipos de papel, o vidro, pneus, e o metal para reciclagem». Além disso, os óleos de cozinha são transformados em biodiesel, que é utilizado «pela frota de viaturas pesadas da empresa».

O investimento previsto para a construção de uma nova central de tratamento biológico no complexo de Avis, permitirá transformar o gás metano produzido nesse processo em energia elétrica. Pinto Rodrigues explicou que «essa central terá capacidade para receber anualmente 25 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos, o que garantirá uma produção de energia elétrica suficiente para abastecer uma população de 40.000 habitantes».

executivo.guarda.pt»