Óleo de jatrofa produzido no Chimoio vai ser transformado em biodiesel em fábrica a construir no porto da Beira, Moçambique

A jatrofa que está a ser produzida em grande quantidade no Chimoio será processada e transformada em biodiesel numa fábrica a ser construída na cidade da Beira, província de Sofala, de acordo com o diário Notícias, de Maputo.

O jornal diz que a fábrica, a segunda deste ramo em Moçambique, pertence à companhia moçambicana de petróleo Petromoc.

Para além da jatrofa de Chimoio que está a ser produzida pela empresa SunBiofuels, a fábrica de biocombustíveis a ser instalada no recinto portuário da Beira vai contar com produto proveniente de outras regiões das províncias de Sofala e Manica, revelou Sérgio Gouveia, director da SunBiofuels em Moçambique.

Neste momento, de acordo com a fonte, a província de Manica já está a produzir 6,3 milhões de litros de óleo de jatrofa por ano, o qual deverá ser transformado em biodiesel na fábrica que a Petromoc prevê estabelecer na cidade da Beira. Ainda não há datas para esta unidade industrial, mas a fonte assegurou que o processo encontra-se em fase bastante avançada.