Galp abre capital até 25% no Brasil

A Galp Energia irá abrir o capital da sua participada no Brasil, a Petrogal Brasil. A operação passa por um reforço de fundos próprios e a possibilidade de cedência de 20% a 25% do capital, disse Manuel Ferreira de Oliveira, o CEO da companhia, à margem do Dia de Portugal na Bolsa de Nova Iorque.

O gestor disse ainda, citado pela Lusa, que o aumento de capital terá lugar nos próximos meses. Sublinhou que a alienação de uma posição minoritária incide sobre a empresa que opera os blocos petrolíferos, e não uma operação sobre os próprios blocos.

A notícia foi dada durante o evento de promoção das empresas do índice PSI 20 no mercado de Nova Iorque junto de investidores institucionais.

Ferreira de Oliveira adiantou na mesma ocasião que a empresa tem-se preparado para a contracção do consumo, em resultado da crise económica e financeira em Portugal, e pode encará-la favoravelmente, depois de ter vindo a reduzir a "dependência do mercado interno". Disse: "Somos afectados (pela redução do consumo), como teremos de ser, mas numa proporção relativamente pequena (...). A actividade de distribuição de produtos petrolíferos e gás é que é afectada com o que acontece em Portugal e Espanha."

oje.pt»