PSA Peugeot Citroën avança em pesquisas com biodiesel

A necessidade de mudar o modelo atual dos motores pode ser visto em qualquer exposição de lançamentos do setor automotivo. No último Salão de São Paulo, por exemplo, quase todas as montadoras apresentavam conceitos híbridos ou elétricos, que prometiam se não acabar, reduzir bastante as emissões de CO2. Entretanto, há outra vertente, que prevê não a eliminação de combustíveis, mas sim sua troca por outros menos poluentes.

Esse é o trabalho que vem sendo desenvolvido pela PSA Peugeot Citroën em parceria com a USP (Universidade de São Paulo). A marca trabalha no estudo e desenvolvimento do biodiesel, que ao contrário do combustível convencional, não é derivado do petróleo e sim de óleos vegetais.

"Os testes realizados mostram uma redução significativa na emissão de poluentes sem nenhuma alteração de desempenho do motor" explicou o responsável pelo projeto no Ladetel (Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas) da USP, Profº Miguel J Dabdoub. "Utilizamos até 30% de biodiesel nos testes misturado com 50% de diesel", disse. Atualmente, a PSA recomenda que seja utilizado em seus motores apenas 10% de biodiesel. "Pode ser utilizado até 30% se tiver manutenção adequada", informou.

icarros.com.br»