Brasil - Professor da Unesp de Bauru produz combustível a partir da polpa do abacate

O professor Manoel Lima de Menezes, do Departamento de Química da Faculdade de Ciências do Câmpus da Unesp de Bauru, coordena há mais de dois anos uma pesquisa para extração de óleo para produção de biodiesel a partir da polpa da fruta abacate.

Segundo Manoel, trata-se de mais uma fonte alternativa de óleos vegetais que podem ser utilizados como matéria prima para se produzir biodiesel.

O abacate, diz Manoel, tem 24 espécies plantadas da fruta no país, com teores de óleo que variam entre 5 a 30%, podendo extrair de 2,2 a 2,8 mil litros de óleo de por hectare. Este índice é bem superior, quando comparado com a extração de outros óleos como o da soja, mamona e girassol, que produzem, no máximo, 740 a 1000 litros de óleo por hectare.

Do caroço do abacate também pode ser obtido o etanol, pois possui em média 20% de amido, sendo possível obter 74 litros do produto por tonelada desta parte da fruta, valor extremamente próximo ao obtido na cana-de-açúcar e mandioca, que geram entre 85 e 104 litros por tonelada, respectivamente.

redebomdia.com.br»