Brasil deve fechar 2011 como o maior consumidor mundial de biodiesel

O Brasil deve fechar o ano como o maior mercado consumidor de biodiesel, com uma demanda em torno dos 2,8 bilhões de litros. O segundo lugar será da Alemanha, com 2,6 bilhões. A estimativa é da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio).

Quanto à produção, o Brasil deve superar os 2,6 bilhões de litros em dezembro. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) registrou, até setembro, um crescimento de 9% sobre o mesmo período de 2010, com 1,7 bilhão de litros. No ano passado, a produção nacional economizou US$ 1,4 bilhão nas importações de diesel mineral.

Mais do que contribuir para reduzir o déficit na balança comercial, a Aprobio defende a adoção de um marco regulatório que defina regras claras para toda a cadeia produtiva nos próximos anos, de forma a estruturar o mercado do combustível no país. “Defendemos o aumento da mistura do biodiesel de maneira gradativa, e contamos com a iniciativa do governo para definir quando e como isso se dará, para que toda a cadeia produtiva se prepare”, diz Erasmo Battistella, presidente da entidade.

revistagloborural.globo.com»